quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CINEBIXO 2011

Para recepcionar os calouros do nosso campus, o Plano 8 fez uma programação supimpa para 2011, com tudo o que eles tem direito!

O "Cinebixo 2011" é a terceira edição do evento que traz seleções diárias de filmes a serem exibidos paralelamente às Oficinas durante toda a Semana dos Bixos do IA - UNESP. Sua primeira edição, idealizada em 2008 por Fr
eddy Leal foi o estopim para a criação de um cineclube universitário no Instituto de Artes. Em 2009, Freddy Leal, Anita Polatti, Carolina Rozin e José Osmar se uniram e criaram o "Plano 8 - Clube de Cinema do IA" que, responsável por diversas atrações relacionadas à sétima arte, assumiu o Cinebixo e o tornou um evento regular em todas as Semanas do Bixos desde então.

Atualmente, o "Plano 8" tem como membros Freddy Leal (mestrando em Artes), Anita Polatti (IV BLAV), José Osmar (VI BLAV), Mirella dos Santos (II BLAV) e, como colaboradores Ricardo Aquino (VII CR), Ivy Mari (III LAT) e Amanda Racielle (II BLAV), e a equipe preparou uma programação especial para recepcionar os alunos ingressantes e entreter toda a comunidade do Instituto de Artes, composta por exibições temáticas e uma atividade especial: "Oficina de Cineclube", voltada não só aos bixos, mas a todos os alunos do IA, independente do curso ou ano de ingresso.

PROGRAMAÇÃO CINEBIXO 2011


Segunda-feira
- 21/02
14h
OFICINA DE CINECLUBE
Será composta por 3 partes: uma breve apresentação do Plano 8 - Clube de Cinema do IA, sua história, seus integrantes e seus feitos até o momento, uma exercício de curadoria de cinema e uma oficina de cartaz de cineclube.

Terça-feira - 22/02
TERROR
Desde os primeiros anos do cinema cineastas se dedicam a retratar e promover o medo através dos filmes, do expressionismo alemão ao gore americano, do suspense britânico ao giallo italiano. O Plano 8 traz três filmes com perspectivas distintas sobre medo, tensão e sadismo.
10h
Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver
(1967)

Brasil
Dir.: José Mojica Marins

Zé do Caixão continua à procura da mulher ideal para gerar seu filho, para tanto rapta seis mulheres e as submete à torturas. Ao assassinar uma moça grávida sofre com sua consciência que o leva ao inferno. Frequentemente subestimado pelo público brasileiro, a obra anárquica de José Mojica encontra neste segundo filme do personagem que o deixou famoso seu melhor momento.
14h
Medos do Escuro
Peur(s) du Noir (2007)
França

Dir.: Vários

Dividido em várias histórias, cada qual com seu estilo peculiar de animação, Medo(s) do Escuro é uma viagem sobre o inconsciente humano, do surreal ao metafísico, explorando pavores comuns (e alguns nem tanto). Uma prova de que animações também podem causa calafrios
.
16h
Suspiria

(1977)
Itália
Dir.: Dário Argento

Uma novata em uma prestigiada escola interna de ballet começa a desconfiar que algumas mortes na região estão relacionadas aos personagens misteriosos e amedrontadores da escola. Uma mistura de giallo, suspense e terror faz de Suspiria, o primeiro filme da Trilogia das Mães, uma das obras-primas de Dário Argento, o gênio do terror italiano.


Quarta-feira
23/02
SONHOS

A relação da arte com os sonhos gerou obras deliciosamente marcantes, seja sensorial ou semanticamente. E o cinema não deixa a desejar. O Plano 8 apresenta 3 filmes que exploram o terror, a maravilha e principalmente a importância do mundo dos sonhos.
10h
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus
The Imaginarium of Doctor Parnassus
(2009)
Reino Unido
Dir.:Terry Gilliam

Dr. Parnassus é um ex-monge milenar, e conseguiu sua imortaldiade através de uma aposta com Nick, o diabo. Agora, para salvar sua filha das condições dessa aposta, irá precisar da ajuda de sua trupe de circo itinerante e de seu mais novo achado, o misterioso Tony.
14h
Sonhos
Dreams
(1990)
EUA, Japão
Dir.: Akira Kurosawa, Ishiro Honda

Uma obra-prima do diretor Akira Korusawa, em que sonhos de diferentes momentos da vida do próprio diretor são representados em forma de pequenos contos em filme.
16h
Paprika
(2006)
Japão
Dir.: Satoshi Kon

Nesta belíssima animação, uma máquina revolucionária permite acesso aos sonhos das pessoas, e é utilizada como tratamento psiquiátrico. Porém, ela é roubada. Cabe a uma corajosa terapeuta viajar pelos sonhos das pessoas para reaver a máquina e solucionar uma catástrofe onírica.

Quinta-feira 24/02
CINEMA NO MUQUE
Algumas vezes vemos anúncios de filmes com milhões de dólares de orçamento, com efeitos especiais de ponta e todos os recursos tecnológicos possíveis. O Plano 8 apresenta neste dia três produções de grande sucesso que, ao contrário, tiveram baixos custos e apostaram na criatividade para burlar a deficiência financeira e/ou tecnológica.
10h
King Kong
(1933)
EUA
Dir.: Merian C. Cooper, Ernest B. Schoedsack

Muitos conhecem a história do macaco gigante raptado de seu habitat e levado à cidade grande, mas diferente da lamentável versão de Peter Jackson (de 2005), a versão original do filme foi produzida de forma muito mais artesanal e intuitiva: stop-motion e trucagens visuais ao invés de toneladas de computação gráfica e chroma keys.

14h
Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado
Monty Python & The Holy Grail
(1975)

Reino Unido

Dir.:
Terry Gillian, Terry Jones
Um clássico da comédia mundial, o grupo britânico de humor nonsense estréia nessa impagável versão das lendas arturianas. Acompanhe Sir Galahad (o puro), Sir Bedevere (o sábio), Sir Lancelot (o bravo), Sir Robin (o não-tão-bravo-quanto-Sir-Lancelot), Rei Arthur e suas desventuras através da ponte da morte, dos anarco-sindicalistas, dos terríveis Cavaleiros que Dizem "Ní" e muito mais.

16h
Mad Max
(1979)
Austrália

Dir.:George Miller

Max Rockatansky é um policial que vê sua família perseguida por uma gangue de motoqueiros; quando sua esposa e seu filho são mortos, cabe a Max buscar vingança. Obra-prima do cinema australiano, o nem tão conhecido início da saga cyberpunk de Max nos mostra como era sua vida antes do colapso nuclear que originou as duas sequências: The Road Warrior e Beyond the Thunderdome.


Sexta-feira 25/02
À MODA DA CASA
10h
Seleção de Curta-metragens feitos por alunos e ex-alunos do IA - UNESP (I)
01 - Kusuchiribai (Igor Shin)
02 - Cet'Amour (Ricardo Guidara)
03 - Tempestade (Márcio Desideri)
04 - How the City Grows (Freddy Leal)
05 - Tormenta (Jorge Henrique, Juliana Conradi, Marília Olschowsky & Miguel Alonso)
06 - Metáforas... ou por exemplo as Cadeiras (Ítalo Rodrigues)
07 - Octopussy and the Edge of the Knife (André Asai & Freddy Leal)
08 - Minha Morte (Márcio Desideri)
09 - Cuore di Vinchenzo (Ricardo Guidara)
10 - Porto Pixo (Igor Shin)
11 - Prisma (Joel Gustof)
12 - A Doi2 (Freddy Leal)
14h
Seleção de Curta-metragens feitos por alunos e ex-alunos do IA - UNESP (II)
01 - Docinho (Ricardo Guidara)
02 - Inferno (Márcio Desideri)
03 - Um Conto de Ninguém (Freddy Leal)
04 - Sen to Oto (Igor Shin)
05 - Ópio (Joel Gustof)
06 - Eve-Line (Eveline Canali)
07 - Espelho Meu (Marília Olschowsky)
08 - O Triste Fim de Edu Person (Freddy Leal)
09 - Weird Fishes (Akira Sanoki & Mauro Salgado)
10 - Na Mira (Ricardo Guidara)