quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PLANO 8 - OUTUBRO - Docks & Mocks


Documentário - gênero cinematográfico que propõe-se a explorar a veracidade dos fatos e se utiliza de depoimentos, entrevistas e documentos para demonstrar a verdade, tentando manter-se afastado da subjetividade. Em outubro, o Plano 8 traz uma seleção de filmes que exploram esta linguagem para contar histórias sejam elas verídicas ou não. Além de documentários, trazemos ao público alguns mockumentários (falsos documentários) e filmes híbridos, subvertendo o gênero e mostrando novas possibilidades de utilização desta linguagem.


06 de Outubro
O Equilibrista
Man on Wire
Reino Unido, 94 min, 2008
Direção: James Marsh
Elenco: Philippe Petit, Annie Allix, Jean-Louis Blondeau, David Forman, Barry Greenhouse, Ardis Campbell, David Demato

Em O Equilibrista, temos parte da trajetória artística de Philipe Petit sendo revelada. Um aventureiro voraz, com uma capacidade de concentração e foco notáveis, ele ficou conhecido por atravessar os lugares mais improváveis do mundo. Quando mais jovem, e isso é revelado no filme, ele viu em algum veículo que seriam construídos dois grandes prédios nos Estados Unidos e então o World Trade Center passou a ser uma obsessão. Todo o processo e as idas e vindas do grupo para alcançar essa meta é bem detalhado. Vencedor do Oscar e BAFTA de melhor documentário, O Equilibrista nos coloca não diante de um louco, mas do espantoso vislumbre de uma experiência sublime.

13 de Outubro
This Is Spinal Tap
This is Spinal Tap
EUA, 1984, 82 min.
Direção: Rob Reiner
Elenco: Rob Reiner, Christopher Guest, Michael McKean, Harry Shearer, Fran Drescher

This is Spinal Tap é um falso documentário (conhecido como "mocumentário") sobre uma fictícia banda inglesa de rock - o Spinal Tap - durante uma turnê. O filme mostra, por meio da linguagem específica do documentário, situações por vezes hilárias e bizarras, quase sempre acontecimentos frutos do comportamento excêntrico de "estrelas do rock": adereços de palco que não funcionam, um stonehenge na escala errada que é quase "pisoteado por anões", bateristas que entram em combustão espontânea, entre outros absurdos hilariantes. Um filme dos mais divertidos da carreira de Rob Reiner.

20 de Outubro
O Anti-Herói Americano
American Splendor
EUA, 2003, 100 min.
Direção: Robert Pulcini , Shari Springer Berman
Elenco: Paul Giamatti, Hope Davis, James Urbaniak, Chris Ambrose , Joey Krajcar

O filme baseado na obra “American Splendor” e na vida de seu autor, Harvey Pekar, conta a história real de um homem comum e neurótico que trabalha como balconista em Cleveland e que, ao ver seu amigo e quadrinhista Robert Crumb (ilustrador de “American Splendor”), tornar-se celebridade em São Francisco, resolve se inserir neste meio como roteirista e mudar sua vida. O filme utiliza o humor ácido e pessimista para mostrar a decadência do modo de vida americano. Por meio de entrevistas com Harvey Pekar, sua esposa e conhecidos, excelentes atuações de Paul Giamatti e Hope Davis e desenhos animados de Robert Crumb, “Anti-herói Americano” é uma combinação de ficção e realidade que subverte a cinebiografia e a mistura com a linguagem do documentário.

27 de Outubro
Zelig
Zelig
EUA, 1983, 79 min.
Direção: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Mia Farrow, Patrick Horgan, John Buckwalter, Marvin Chatinover

Woody Allen já era um cineasta respeitado quando fez essa obra-prima da sétima arte. Passado nos anos 20 e 30, o filme conta a história de Leonard Zelig (Allen) que tem a capacidade de mudar sua forma para se igualar às pessoas que o cercam e sua relação com a dra. Eudora Fletcher (Mia Ferrow) que tanta curá-lo. Zelig se utiliza de cinejornais e filmes da época inserindo personagens através de técnicas fotográficas elaboradas, resultando em um dos maiores mockumentários de todos os tempos, um divertido e ao mesmo tempo comovente retrato sobre o espírito humano e sua auto-estima.

I Workshop de Produção Audiovisual


A equipe do projeto Plano 8 - Clube de Cinema do IA está promovendo, nos dias 16/10, 23/10, 06/11, 20/11 e 27/11, o I Workshop de Produção Audiovisual. Destinado a estudantes da rede estadual, o curso será ministrado por alunos de graduação e mestrado em Artes Visuais e Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP e visa apresentar aos jovens de escolas públicas o mundo da produção audiovisual. Este workshop tem o seu foco voltado para o campo das Artes Visuais e pretende mostrar aos alunos em idade (ou próximos) de prestar vestibular um novo horizonte profissional.