quarta-feira, 25 de agosto de 2010

21º Curta Kinoforum - Festival de Curtas-Metragens de São Paulo


Do dia 19/08 a 27/08 está acontecendo o 21° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, um festival de cinema voltado à exibição de curtas-metragens do mundo inteiro. Promovendo um intercâmbio cultural por meio de exibições, debates, retrospectivas, parcerias com escolas, convidados especiais e outras atrações para o público fã da sétima arte, o Festival tem como foco principal a discussão das diversas formas de se fazer cinema.

A programação está espalhada por São Paulo, em diversas salas e cinematecas da cidade. Acesse o site e monte seu itinerário!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil

O FICI está chegando e para quem é aficcionado por cinema e gosta do gênero infantil, vale a pena dar uma olhada na programação. O Festival Internacional de Cinema Infantil está em sua oitava edição e, entre clássicos consagrados, curtametragens e exibições de filmes que ainda não foram lançados no país, mais de 240 filmes infantis foram exibidos nos cinemas brasileiros nos últimos anos. Este ano teremos a possibilidade de ver 90 filmes em 9 cidades diferentes e o grande destaque é a pré-estréia nacional do filme "Eu e meu guarda-chuva" de Toni Vanzolini.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PLANO 8 - AGOSTO - Relações em Família!


O Plano 8 traz, no mês de agosto, filmes que retratam diversas nuances de emoções que permeiam as relações familiares. Ora cômicas, ora trágicas, as famílias – sejam elas unidas por laços de sangue, por afinidades ou interesses – são palco para inúmeras histórias que apresentam múltiplos pontos de vista. Filmados de diferentes ângulos e por diretores de origens, situações sociais e visões de mundo tão distintas, os quatro filmes nos levam a visitar situações que, agradáveis ou não, poderiam se passar no íntimo de nossos lares.

04/08
Como Água Para Chocolate
(Como Agua para Chocolate)
México, 1992, 105 min.
Direção: Afonso Arau
Elenco: Marco Leonardi , Lumi Cavazos , Regina Torné , Mario Iván Martínez , Ada Carrasco

Baseado no best-seller homônimo de Laura Esquivel, o drama se passa na fronteira entre o México e o Texas e a narrativa se dá ao redor do amor impossível entre Pedro e Tita, retratando o México do começo do século XX, sua rica cultura, costumes tradicionais e acontecimentos políticos marcantes. Criada na cozinha, Tita desenvolveu não só seu paladar e olfato relacionados à comida, mas também suas emoções. Sendo a mais nova das três filhas de Mãe Elena, uma viúva rígida e amarga, Tita foi proibida de se casar com Pedro, seu grande amor, pois as tradições locais diziam que a filha mais nova haveria de ser solteira para cuidar da mãe na velhice. Ao ver seu amado casando-se com Rosaura, sua irmã mais velha, como único recurso de aproximação, Tita revela seus sentimentos através da comida que prepara, adicionando pitadas de encanto e fantasia aos dramas familiares.

11/08
A Excêntrica Família de Antonia
(Antonia)
Holanda e Bélgica, 1995, 102 min.
Direção: Marleen Gorris
Elenco: Willeke van Ammelrooy, Els Dottermans, Veerle van Overloop, Jan Decleir

Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996, A Excêntrica Família de Antonia retrata a vida de Antonia que, ao final da Segunda Guerra Mundial, retorna com sua filha Danielle ao vilarejo onde nasceu disposta a recomeçar a sua vida. Considerado um ícone do cinema feminista, Marleen Gorris conta com maestria a história de cinco gerações da família de Antonia, uma mulher independente e generosa, assim como os curiosos personagens que habitam o vilarejo. As mulheres, quase sempre em primeiro plano, dão o tom desta narrativa que celebra a vida, a liberdade e a justiça, nem sempre da maneira mais ortodoxa.

18/08
Festa de Família
(Dogme 1 - Festen)
Dinamarca, 1998, 106 min.
Direção: Thomas Vinterberg
Elenco: Ulrich Thomsen , Henning Moritzen , Thomas Bo Larsen , Paprika Steen , Birthe Neumann
Festa de Família é o primeiro filme do movimento dinamarquês, Dogma 95, que tem como objetivo romper com o cinema comercial e, para isso, criou uma série de normas a serem seguidas para que o filme se torne o mais natural e próximo da realidade possível. O filme conta a história de Helge, o patriarca de uma família que, ao completar 60 anos, decide comemorar seu aniversário reunindo sua grande família em um hotel no campo. Durante a celebração de seu aniversário, os segredos dos personagens vão sendo descobertos e diversos temas polêmicos como a pedofilia, o preconceito e o adultério, entre outros tabus, são discutidos. Festa de Família é uma crítica à hipocrisia e aos valores da família como instituição.

25/08
Conversando com Mamãe
(Conversaciones con Mamá)
Argentina, 2004, 90 min.
Direção: Santiago Carlos Olves
Elenco: China Zorrilla , Eduardo Blanco , Ulises Dumont , Silvina Bosco , Floria Bloise

Jaime tinha um bom salário, sustentava sua bela casa e sua perfeita família de classe média alta. Tudo parecia ótimo até ele ser despedido e ver-se em dificuldades financeiras. Sem poder sustentar seu modo de vida antigo, Jaime e sua esposa resolvem que a única saída é vender o apartamento no qual sua mãe mora e, para isso, ele precisa convencer sua mãe octogenária a mudar-se para a casa onde mora Jaime, a esposa, dois filhos e a sogra. Tudo se complica quando Jaime visita sua mãe e ela lhe dá a notícia de que está namorando um homem muitos anos mais novo. E, tentando convencer sua mãe a se mudar, Jaime relembra de como era sua vida, de quais eram seus valores e descobre em sua casa uma família que não mais conhecia. As graciosas conversas entre mãe e filho revelam um microcosmo que pode ser visto como um resumo da sociedade argentina contemporânea.