quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PLANO 8

Era uma vez, no Instituto de Artes da UNESP, cinco alunos de Artes Visuais ávidos por cinema que, orientados por um professor cinéfilo, montaram um Cineclube. Em poucas palavras, essa é a história do Plano 8, o Clube de Cinema do IA, que hoje estréia seu blog.

Tudo começou durante uma tentativa frustrada de promover uma exibição de filmes na primeira semana de aula do primeiro semestre de 2009. Depois de muito tentar nada conseguir, esses cinco alunos chegaram à conclusão de que apenas sentar em uma sala escura e assistir a um filminho não era o suficiente.

Com essa idéia na cabeça, o Plano 8, que visa, não só promover a exibição de filmes, mas a ampliação do repertório crítico comunidade do Instituto de Artes da UNESP, fomentando debates, a publicação de artigos e a produção artística dos alunos envolvidos.

Desta forma, decidimos que o Plano 8 se desdobraria em três momentos: O Plano 8 – Grupo de Discussão, o Plano 8 – Clube de Cinema e o Plano 8 – Anexo (periódico).

O Plano 8 acontece da seguinte forma: mês a mês um novo tema é proposto, quinzenalmente são exibidos filmes relacionados àquele tema e, toda semana, o grupo de discussão se reúne para analisar criticamente o tema em questão.

Em Junho iniciamos o Cineclube com o tema: “Metalinguagem”, que tratava de nada mais, nada menos do que o Cinema sobre Cinema. Os filmes exibidos foram: “Cada um com seu Cinema” e “Cinema Paradiso”. Agora, em Agosto, voltamos para o segundo semestre com o tema: "Ctrl+C Ctrl+V - Remakes".